domingo, julho 18, 2010

Milhões de árvores foram derrubadas pelo ventaval

Vendaval de 145 km/h pode ter derrubado 663 milhões de árvores na Amazônia
14/07/2010

Uma única tempestade pode ter destruído meio bilhão de árvores na floresta amazônica. Ventos violentos, de mais de cento e quarenta e cinco quilometros por hora, varreram a floresta em 2005. Mas os pesquisadores só divulgaram a informação nesta semana. Conclusão: entre 441 e 663 milhões de árvores foram destruídas em toda a floresta. Nos pontos mais graves, cerca de 80% da vegetação foi atingida.

O estudo foi feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e da Universidade do Estado de São Paulo.

Estudando o fenômeno a anos, cientistas atribuíam o aumento da mortalidade de árvores em 2005 a uma grande seca, que atingiu parte da floresta amazônica naquele momento. Porém, foi identificado que numa região de Manaus a seca não tinha exercido influência, e mesmo assim havia perdido muitas árvores. Pesquisadores informaram que entre 16 e 18 de janeiro de 2005 uma área de instabilidade atingiu mil quilometros de comprimento e 200 quilometros de largura.

Essa faixa, que englobou toda a bacia amazônica de sudoeste a nordeste, sofreu com tempestades violentas, chuvas e raios, derrubando árvores em Manaus, Manacapuru e Santarém. As que não eram arrancadas com a força dos ventos eram atingidas pelas que caíam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário