sábado, julho 17, 2010

Óleo pelo ralo , não !

- Óleo pelo ralo .

Infelizmente, muitas pessoas não sabem como descartar corretamente aquele óleo de fritura usado na cozinha. O mais comum é o óleo ser despejado no ralo da pia da cozinha, porém, essa atitude é altamente poluidora, podendo causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente.
Cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale a quantidade que uma pessoa consome ao longo de quatorze anos de vida.
Entre as conseqüências dessa atitude estão: A impermeabilização do solo, que contribui com o aumento de enchentes e alagamentos; a criação de uma fina camada sobre a superfície da água, o que impede a oxigenação e a entrada de luz, além de prejudicar a reprodução dos fitoplânctons, que são muito importantes na cadeia alimentar aquática; a produção de mau-cheiro decorrente de decomposição; o entupimento das tubulações.
Algumas comunidades se organizam para recolher tais despojos para reciclagem através da produção de sabão em pedra e sabonete. Hoje em dia, podemos ver que existem indústrias que se preocupam com a destinação desse "óleo sujo" e estão utilizando esse material também para a fabricação do biodiesel, resina para tintas e detergentes.
Onde não há tal organização, o melhor a se fazer é recolher o óleo em garrafas PET (plástico) (como as de refrigerante não-retornáveis), ou até mesmo na embalagem de origem - o que hoje em dia pode ser perfeitamente feito pois, a maioria das embalagens são produzidas com material retornável - e despojá-lo no lixo orgânico doméstico, jamais pelo ralo da pia, para que possa ser tratado da maneira mais adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário